segunda-feira, 17 de maio de 2010

Orgulho Paulista, vergonha brasileira

A Virada Cultural sem dúvida aluguma, resume de vez a cidade de São Paulo, uma cidade metropolitana e que "também" não dorme. Cidade-Estado que representa o Brasil com a Séria Ibovespa, com o emocionante futebol e com seu exótico multiculturalismo.

O Mais recente evento criado pelo governo de São Paulo (Serra), busca alem do turismo metropolitano, o que convém o nome: cultura. Com essa injeção de educação na sociedade , já se é possível basear os investimentos futuros, deixando de lado toda essa magnitude que São Paulo representa.

Para começar a situação precária da cidade. Espaços foram arranjados para aqueles expectados 4 Milhões de público, porém não preparados. A segurança tem a menor qualidade se comparada a um evento com fins privados - lembrando que os apresentadores tiverem suas seguranças - O ambiente não é moldado, poluição visual com prédios e albergados abandonados, no final do evento a cidade desgatada por vândalos, e o público turista abandonado ao público descontrolado. Condições temos porque com esse evento se concretiza a cidade dos eventos: Fashion Week, F1, Futebol, os mais de 150 museus, casas de teatros, Reveillon na Paulista etc., são únicos no Brasil.

O evento é um grande passo para São Paulo começar a reestruturar esses defeitos, que não é só paulista, mas de toda nação. A eduacação é investumento à longo prazo, e boa parte se herda da sociedade. Enquanto São Paulo não se tornar indepente o Brasil ainda estará o representando.

Tudo isso não é uma análise recente, a meta é investir na estrutura de cidades, Sanitária, de segurança e eduacação. Com grande evento as empresas podem lucrar, o comercio fluir mais, porém se tem um furo de 3,8 Milhões nos gastos com o evento com o dinheiro público, inclusive a pós-manutenção. A expectativa é de que toda essa investida se reflita daqui novas gerações conforme o planejado. Agora, enquanto isso não mudar seremos brasileiros, e se apenas São Paulo manter essas mudanças, seremos um Estado independente no coração do Brasil, mas não mais brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário