segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Wikipédia, sim!

O Wikipédia, maior site de fins não lucrativo de informações didáticos e de pesquisa, é hoje, a maior ferramenta como enciclopédia que existe no mundo. Acima do 1,5 milhão de artigos oferecidos em mais de 35 idiomas, ele fornece ao mundo, o mínimo de conteúdo que no Brasil uma simples biblioteca pública não consegue.

O Wikipédia é apontado pelo ensino docente brasileiro a maioria das vezes como uma ferramenta de estudos inaceitável e até desprezível, pois dizem das suas fontes, não serem de extrema confiança e seus artigos serem cadastrados por livre e espontânea vontade pelos doadores de informações, ou seja essas, sempre erradas ou manipuladoras.

Pois bem, concordo até o ponto das fontes serem manuseadas por qualquer que seja o tipo de pessoa atrás das informações, porém a racionalidade se torna incoerente. Mais de 50% dos artigos publicados estão inglês, alemão e francês, e até 30% são na língua portuguesa (de portugal), Italiana, polonesa, japonês e espanhol, e então começam surgir a hipocrisia. O Brasil não tem maleável influência nas traduções adquiridas dos artigos de alto nível, quem o traduz são os portugueses; Caso encontrar artigos errados a possibilidade de um brasileiro efetuar a correção está abaixo dos 0%. A enciclopédia é livre e todos podem manuseá-la contanto que argumente e prove suas correções a inserções, e para isso existe a equipe de discussão abertas e prontas para receber suas críticas e sugestões nos seus email particulares após a postagem de uma alteração no artigo que já foram publicados por eles mesmos.

Concordo também que o Wikipédia não pode ser argumentado como fonte para determinados trabalhos, mas ela pode ser sim um meio para o estudante se basear e começar, por que do Wikipédia poderá tirar uma noção até onde o que você estuda poderá desencadear. mas não dará o conteúdo completo do seu trabalho, que é melhor ainda, sites não foram feitos para prontificar trabalhos prontos para os alunos e sim para torna-los capazes de fazer busca para estudar, e isso o Wikipédia faz.

Uma vez que temos nomes, referências, artigos, fotos, etc. Podemos tirar muito mais conteúdo buscando mais e assim completar um ciclo de pesquisa, o Wikipédia é só mais um site de pesquisa didático, não foram feito para preguiçosos esperando encontrar um conteúdo pronto com a resposta exata para suas provas escolares, felizmente é um site não governamental, é um site com atitude tomadas por pessoas que querem ensinar, ajudar a ensinar e aprender a ensinar, não está lá para propositalmente fornecer informações erradas e manipuladas. se aceitamos a política manipuladora televisionada e incensurada de nossos jornais e rede de televisões, por que o wikipédia aceita pelas potência mundiais (maioria) não poderá ser melhor vista aqui pelos brasileiros?

sábado, 29 de janeiro de 2011

Reflita

"Se uma formiga é capaz de viver em sociedade, sem predar, desgastar, e mantém uma tecnologia (natural)em seus formigueiros tão sábias quanto a dos homo sapiens sapiens, porque nós, o ser mais aperfeiçoado da terra, não consegue?"