quarta-feira, 14 de julho de 2010

A Copa do mundo e o Novo Brasil


Durante a longa história do século XX brasileiro, a pátria verde-amarela foi palco de diversas transformações, mudanças essas que sempre foram vistas como símbolo de um futuro.

Fazendo um breve balanço, começando da nova república, 1930 (bem como o ano da primeira Copa, sediada em Montevidéu), o brasileiro começava a sentir no país não mais o resíduo aristocrático de uma vanguarda imperial. Diante do estouro da primeira bolha econômica em 29, o Brasil começava se tornar vulnerável para com ações políticas, Getúlio Vargas tomou a primeira parte da nova república, implantou a política populista e conquistou o povo com suas breves reformas trabalhistas; mais a frente o governo de "cinqüenta anos" de Juscelino Kubitschek emplacou uma nova cara ao Estado brasileiro, e com a inauguração da Petrobrás o Brasil voltava aos poucos fazer parte do mundo; no regime militar tive-se avanços e desavanços que finalmente nos anos 80 forçou a nova constituição e chegou-se a república atual.

Analisando esses pontos chaves da história, é visto em primeiro, o povo começar a brigar pelos seus direitos, com a criação de Brasília e a Petrobrás, o povo conquistou a palavra "é meu"," é nosso", "somos nós que fizemos"; no regime militar a globalização pós guerra dobrou a capacidade da nação sonhar,como que:" lá fora tudo é melhor, aqui também será", e a nova constituição em 88 significou o início de um sonho que começou a se realizar. O futebol brasileiro intercalando toda essa fase foi fundamental no sentido em que se observar mais nitidamente, as taças que foram conquistadas, ocorreu em tempos em que o Brasil mais se via esperançosos: 1958 ( período de desenvolvimento do sudeste e criação grandes empregos com a Petrobrás, Siderúrgica, Usiminas, Industria automobilísticas etc.), 1962 (pós Brasília), 1970 (milagre econômico), 1994 (FHC) e em 2002 (Lula).

O patriotismo brasileiro, não é visto apenas em períodos de copa, a diferença filosófica é que, pelo menos nos períodos em que a camisa verde-amarela ergueu a taça, fizeram-se parte de momentos históricos em que o povo se unia na expectativa de uma meta. Ainda não se conquistou o hexa pois o patriotismo se vê pequeno diante do fato de o Brasil já ser grande para o povo. hodierno não se aflora tanto um sentimento de esperança, pois já se vê passando o futuro do tão sonhado sonho, e nesse momento o brasileiro está satisfeito com suas vantagens.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Xadrez de filosofia

A seleção natural descrita por Darwin, aborda que variação e determinação de características são influenciadas por tudo quanto interage a volta do individuo.

Sabendo que os homens também fazem parte desta teoria, partindo do princípio que é um determinante do filo animal, pode-se ser viável a aplicação desta seleção não somente no aspecto biológico, mas também na naturalidade da fluxação social e psicológicos dos homens.

Tudo que acontece, predestinado ou não, causa enorme impacto na economia, política etc., e consequentemente muda a estrutura previa de cada momento histórico da humanidade. Quaisquer fatos que sejam, as sequências giram em torno de um porquê. Desde um pequeno átomo que tem seus elétrons girando a elipses de seu núcleo, até a gigante galáctea obedecendo a sua estrela central, a sociedade observa um centro comandante.

Um Chefe de família, Presidente, Estado representante, são exemplos de domínio dos mais fortes e uma amostra de que a seleção natural ocorre na competição dos mais favoráveis. Assim sendo existe também a possibilidade da determinação induzida, onde o mais forte faz a influência, porém neste caso não se é possível prever até onde essa intromissão levará uma coisa a outra caindo na naturalidade das ocorrências.

Pelas antigas filosofias, pode-se ter um estudo especializado de ato e consequência que a sociedade vem aderindo, tanto fracos retóricos quanto grandes diplomatas é forte influencia nesse efeito dominó que a natureza das consequências mantém num ciclo sem fim não de evolução mas sim de reestruturação.