segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

Conservadorismo x Populismo


Desde a proclamção da primeira república, onde os barões do café junto seus companheiros leiteiros faziam aristocracia, a bem vinda nova fase de partidos e personalidades, iniciado com Vargas molda o que muito se debate nas eleições atuais.

Pelo cronograma, observa-se o populismo de Vargas derrubar a corrupta república velha, por um mérito ilícito e preponderante (o século XX brasileiro inteiro foi forçado), valendo lembrar que, na república velha tinhamos uma economia melhor balanceada quanto a internacionalização no mercado, após a golpe de Vargas, o Brasil tomou novos rumos, avançamos, mas ainda sim, como na independência: imaturo, começamos uma nova política mais moderna, e democrática, porém nesse fluxo até que tomada pelo militarismo, o que se consentiu foi a falta da extrapolação da era Vargas e seus conseguintes.

Os 20 anos de militarismo, estruturou a economia brasileira balanceada pelas precavida atitudes desesperadas, causadas pelas pressões democrática e governamental das marchas anti-getulistas, com os AI que não se concluíram, barrados pelo populismo dos anos 80, além do fato que, perdemos autoridade no mercado internacional após a recuperação das potências na 2ª Guerra, faliu o regime comunista brasileiro.

Anos 80 e mais revoluções e passeatas, conquistamos a nova Constituinte, a de 1988, porém entramos nos 90 arcando com as consequencias dessa conquista. Tantas greves, e atitudes, o sindicalismo, e a nova forma de governar transferira drasticamennte de um dia para o outro, toda forma de estrutura, corrompendo assim na injusta crise que novamente fizeram com que a classe conservadora arcasse com as consequencias - pois não se aplicava a condição da classe popular refletir com seriedade os abalos inflacionários da época -, e assim após a novo plano de estruturação democrática, o REAL, voltemos a conquistar o povo, pela abertura das facilidades que inauguraram o antecedente governo, aqui estamos novamente no populismo de volta.

Vemos esses ultimos 10 anos a classe popular, mascarada regindo como governo consevador, mas tomando atitudes como de costume ainda precavidas, assim poderá se ver o seguinte governo, que terá de segurar os erros do atual governo, tomando para si a amrgura de ser apontado como culpados pelos fatos...

O Principe, por Maquiavel


Estava a pensar, em uma das reflexões discutidas ainda atualmente, qual seria os obstáculos de uma província? Maquivel em sua obra, mais que desvenda, explica todo desafio que um principe teria de ennfrentar para vencer, muito bem, lembrando que ele vivia na época dos grandes pricipados.
Mas compare as novas políticas, o presidencialismo, não andamos com espadas, cavalos, nem se quer temos castelos folheado de ouro, e pergunto, será que somos tão diferentes hoje?
Na época era nada mais que uma briga pela supermacia através de conquistas, e até hoje, sempre foi a tendência ter o poder, somos mais complexos, não podemos negar, agora esse espírito de conquista se ramificou mais do que já existiu, temos ilhas de possessões, desde o individualismo "Self-interest" até a representação comunista de grandes massas, vemos estratégias naturalmente (Russeou)
A política é uma arte, como concorda Fernando Henrique, e cardeal mazarini também não fugiu ao caso, o Principe Lula e sua legenda, conquistou sua provincia, menosprezando o passado da conquistada e ganhando seu povo, lógico que sempre existe uma minoria contra, mas foi muito bem jogado o populismo de vargas.
Fernando Henrique teve de literalmente conquistar a província em si com estratégia interna derrotando sim aos que já estavam, não muito com a juda de seu povoado, pois na época se tinha partidos característicos, como disse recentemente ao comentar sobre a multa fiscal ao Presidente Lula referente o comíssio à Dilma, o futuro presidente do TSE Lewandowski: "Hoje PT e PSDB são a mesma coisa, não temos hoje, partidos tão idológicos e personalizados". Assim a legenda de FHC na época venceu o povo e teve de guerrear dentro de seu palácio.
Quando se chega em uma provincia descontente, para mante-la se torna tudo mais complicado e extenso, vejamos o abalo psicologico que os nórdicos vem sofrendo esses ultimos tempos, na europa vemos a decadencia da legenda conservadora inglesa cedendo, e a desestruturação da UE com a crise da grécia, que não sabem se ajudam ou não por temer levar a todos na balança errada, quem virá conquistar agora? Aquele que chegar com a solução, não feita mas preescrita e planejada.
Como ocorre com os Brics, denomindado por Hobsbawn, ele também é um prícipe estrategista da Goldman Sachs, pois é incrível que depois dessa denominação, os mercados de ações passaram a investir nos Brics, particularmente, incrível!! Estratégia de mercado, esse príncipe manipulou o mercado.
Interessante, temos muito mais aspectos a serem debatidos, mas basicamente, Maquivel não fala nada de errado, parece ser arcaico suas teorias, mas se formos descrever nosso Globalismo, não fugirá ao caso.